Contrário do que muitas pessoas acreditam e se comportam como tal, a pandemia de Covid-19 continua contaminando e matando pessoas. Em Mato Grosso do Sul, conforme Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (3), duas crianças de dois anos morreram por complicações da doença. Nenhuma delas tinha comorbidades.
Os dados trazem o total de 16 óbitos contabilizados na última semana e 997 novos casos positivos. As duas crianças eram do sexo masculino. Uma morava em Três Lagoas e a outra em Dourados. As demais vítimas da doença tinham entre 54 e 98 anos.
Segundo o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 76 pessoas estão hospitalizadas, sendo 29 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Vacinação
Para evitar o agravamento da doença, especialistas orientam que o cronograma de vacinação seja concluído. Em Campo Grande, mais de 50 unidades de saúde fazem a aplicação das doses de segunda a sexta-feira.
Na última semana, a Sesau ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de um ano sem comorbidades. A primeira dose segue disponível para crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e de 3 anos ou mais comorbidades.
As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses.
Atualmente, dez unidades de saúde estão referenciadas para o atendimento das crianças: UBS 26 de Agosto, USF Moreninhas, USF Paulo Coelho Machado, USF Noroeste, UBS Silvia Regina, USF Aero Itália, UBS Caiçara, USF Santa Emília e USF São Francisco.
Para os outros públicos, a vacinação contra a Covid-19 segue disponível nas demais unidades básicas e de saúde da família referenciadas.
A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses. A ampliação do público ocorreu de maneira gradativa como uma medida para proteger a população e conter o avanço de novos de Covid-19.
As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses. Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.
Testes podem ser feitos nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e sem agendamento prévio. Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
