Médico veterinário explica sobre febre maculosa e sua relação com as capivaras

Data:

Compartilhar

O médico veterinário Lucas Cazati, atuante na área de resgate de fauna selvagem, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (22), para falar sobre a febre maculosa. Segundo ele, as capivaras, comuns nas áreas públicas de Campo Grande, não devem ser apontadas como causadoras da doença.

“As pessoas, erroneamente, acreditam que a capivara é causadora dessa patologia. Ao contrário. Hoje, temos publicações que afirmam que a febre maculosa também vem oriunda não só da capivara, mas também de outros animais, como quatis e tamanduás”, explicou. “Matar é um ato criminoso que não vai favorecer a eliminação do vírus”, alertou.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato. Ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

“Temos que criar projetos para fazer o controle da natalidade desses animais. Existem projetos, principalmente vinculados à UFMS, para que a gente possa fazer o controle. Exterminar os animais, além de ser crime, vai corroborar com o aumento dessa doença. A capivara é um animal nômade. Se você retirar determinado grupo desse ambiente, virá outro atrás de alimentos”, continuou.

Em Mato Grosso do Sul, os índices de contaminação são baixos. No período de 2012 a 2022, foram notificados 55 casos de febre maculosa e seis foram confirmados. O último registro foi em 2018 e a vítima morreu.

“Discutimos o motivo de acontecer a febre maculosa. Mas, nos esquecemos que, hoje, temos uma nova ciência, que é denominada saúde única. São novos conceitos que temos a obrigação, como município, de implementar para que haja controle dessa doença que, infelizmente, vai acontecendo e é sazonal”, completou o especialista, que esteve na Câmara a convite do vereador Ayrton Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...