Fila de 935 pacientes diabéticos leva MPMS a investigar atendimento em Campo Grande

Data:

Compartilhar

Campo Grande enfrenta fila de 935 solicitações de pacientes diabéticos esperando atendimento com endocrinologistas na rede pública, segundo nota da 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande (MPMS). A demora supera o prazo considerado razoável de 100 dias pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com alguns pedidos datando de março de 2023.

A Promotoria decidiu investigar a deficiência no atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, apontando como principais entraves a escassez de médicos endocrinologistas e a interrupção no fornecimento de medicamentos essenciais, como insulinas Lantus (Glargina) e Novorapid (Aspart), além de fitas para medir a glicemia.

“Foi verificada falha na gestão de medicamentos e insumos, incluindo ausência de sistema informatizado ou planilhas adequadas para controle de estoque e dispensação”, destaca a nota do MPMS.

O inquérito civil foi instaurado contra a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com prazo de 20 dias para que apresentem medidas concretas para solucionar os problemas. A Sesau deve informar o número de endocrinologistas, média de atendimentos, situação atualizada do estoque de insulinas e fitas, e ações planejadas para expandir a rede de atendimento e implementar controle informatizado de insumos.

A SES foi oficiada sobre a possibilidade de firmar convênio com o município para ampliar rapidamente a oferta de consultas especializadas e reduzir a longa espera que compromete a saúde dos pacientes diabéticos da capital.

 

Texto: Laura Holsback

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...