Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27) a Policlínica Cone Sul, em Dourados — a maior cidade do interior do Estado. A unidade de saúde, que integra a primeira etapa em operação do Hospital Regional de Dourados (HRD), reforça a estrutura de atendimento especializado e diagnóstico para toda a região sul.
A Policlínica Cone Sul já está em funcionamento desde 29 de setembro e, até 21 de outubro, realizou 2.753 atendimentos, entre consultas e exames de apoio diagnóstico. O espaço moderno e totalmente equipado tem capacidade para cerca de 7 mil exames e consultas por mês, oferecendo mais agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes encaminhados pela regulação estadual.
Durante a inauguração, o governador Eduardo Riedel destacou o avanço da regionalização da saúde no Estado. “É a nova arquitetura da saúde acontecendo. Só aqui são quase 7 mil exames e consultas por mês. Uma policlínica moderna, com médicos e diagnósticos de diversas especialidades. E o hospital ao lado, que em dezembro estará em funcionamento, também vai atender pacientes de toda a região”, afirmou.
Gerida pela Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), a Policlínica representa um passo importante na ampliação do acesso a serviços de média e alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Campo Grande. A unidade dá suporte direto ao Hospital da Vida, à UPA e às unidades municipais da macrorregião.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que o modelo de atendimento implantado é inovador. “O paciente será acompanhado em todas as etapas: consulta, cirurgia e pós-operatório, dentro do mesmo equipamento de saúde”, explicou.
A solenidade contou também com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que elogiou a gestão estadual. “Mato Grosso do Sul tem mostrado capacidade técnica e política para conquistar recursos e entregar resultados. Este é o maior investimento federal da história do Estado na área da saúde”, ressaltou.
A próxima etapa será a entrega da unidade matriz do Hospital Regional de Dourados Olga Castoldi Parizotto, que contará com 100 leitos, sendo 20 de UTI (10 adulto e 10 pediátrica), para atender os 33 municípios da região sul, beneficiando cerca de 900 mil pessoas. “É a virada de chave da saúde pública no Estado. O modelo implantado em Dourados será replicado em outras regiões, consolidando a regionalização do atendimento”, concluiu Riedel.
