Lei obriga empresas a informar prazos de ligação, religação e corte em MS

Data:

Compartilhar

As empresas que prestam serviços públicos no Mato Grosso do Sul agora são obrigadas a informar com antecedência os prazos de ligação, religação, corte ou consumo final. A determinação passa a valer por meio da Lei Estadual nº 6.513/2025, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), publicada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial.

A regra estabelece que a comunicação deve ser feita no momento da solicitação do serviço, sempre respeitando os prazos definidos por regulamentações específicas. Em casos de corte, a lei reforça que o aviso prévio é obrigatório — garantindo que o cidadão não seja pego de surpresa.

A notificação deve ser enviada por escrito, seja por carta ou mensagem eletrônica, contendo a data e o período em que o serviço será executado. Para isso, o usuário deve manter seus dados cadastrais atualizados, assegurando o recebimento das informações.

O deputado Junior Mochi destaca o objetivo da nova lei. “A proposta garante que o consumidor seja avisado sobre prazos importantes. Muitas vezes, a suspensão ocorre quando ninguém está em casa e o usuário sequer sabe o motivo. Se as empresas avisam sobre o vencimento, também podem avisar sobre a suspensão. Isso protege o consumidor e melhora a eficiência das concessionárias.”

A legislação também prevê sanções para as concessionárias que descumprirem a norma, com base nos artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/1990). Os valores arrecadados com multas serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Sem acordo, greve dos motoristas de ônibus entra no 3º dia em Campo Grande

Sem acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), a Justiça determinou o retorno escalonado...

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima...

Prefeitura inaugura polo da Funsat nas Moreninhas, mas serviços só começam em 2026

A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (17) o novo Polo da Fundação Social do Trabalho (Funsat), na região das...

Parlamentares criticam situação fiscal de Mato Grosso do Sul

Parlamentares debateram nesta segunda-feira (16) a situação fiscal de Mato Grosso do Sul e manifestaram preocupação com medidas...