“A arte também é um negócio”, diz Tiago Abravanel

Data:

Compartilhar

Entre uma “canja” e outra nos palcos de artistas locais em Salvador, o ator e cantor Tiago Abravanel afirmou que é fundamental que os trabalhadores da Economia Criativa vejam a própria carreira com o olhar do empreendedorismo. Segundo ele, encarar a trajetória dessa maneira amplia as possibilidades de atuação, sem ficar totalmente dependente de convites ou projetos de terceiros.

Tiago Abravanel se apresentou no Camarote Viva Bahia, durante o Carnaval de Salvador

“Muitas vezes o artista acha que não pode ser visto como um produto, porque a arte está acima de qualquer coisa. Mas é fundamental entender que a sua arte também é um negócio, para que você expanda a suas possibilidades”, diz Abravanel, em conversa com a Agência Sebrae de Notícias. “Quando fiz isso, no teatro, no cinema, na tevê, produzindo as minhas próprias coisas, fez com que eu tivesse uma visão artística maior e o empreendedorismo (se tornou) muito mais presente.”

Ele elogiou o Sebrae pelas oportunidades de capacitação ofertadas ao público da Economia Criativa, o que, na opinião dele, reverbera em um “movimento” para que mais pessoas atuem com sucesso na área.

“Acho impressionante e maravilhoso que tenha uma iniciativa como a do Sebrae que faz com que as pessoas compreendam esse lugar de empreendedorismo dentro da arte”, destacou. “É importante que as pessoas saibam que existe essa possibilidade no Sebrae, com cursos e acompanhamentos gratuitos para poder evoluir dentro dessa área.”

Tiago Abravanel passou pelo espaço onde o Sebrae faz uma ação de marca no Carnaval de Salvador. Com o mote “Empreendedorismo baiano: tem Sebrae nesse molho”, a ativação projeta empreendedores de diversas áreas, como moda, alimentos e bebidas, artes plásticas, e aproxima o público da agenda dos pequenos negócios no Brasil, que representam cerca de 95% dos CNPJs do país, quase 30% do PIB e foram responsáveis por 8 a cada 10 empregos formais no país em 2025.

“A iniciativa da ação do Sebrae reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico, social e cultural, mostrando que o Carnaval, assim como outros grandes eventos, também são espaços estratégicos de geração de oportunidades e fortalecimento dos pequenos negócios”, afirma Ana Paula Garcia, coordenadora nacional da Marca do Sebrae.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Defensoras brilham e Flamengo vence Bragantino no Brasileiro Feminino

As defensoras foram as protagonistas da noite no Estádio Luso-Brasileiro. Nesta sexta-feira (20), o Flamengo superou o Red...

Folia em São Paulo segue durante todo o fim de semana

Neste fim de semana ainda tem carnaval em São Paulo. Além do desfile das escolas campeãs no Sambódromo...

Ministério das Cidades abre inscrições para primeira “Mostra Nós”

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, abriu, nesta quinta-feira (19), as inscrições para...

STF oficializa abertura de ação penal contra Eduardo Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou a abertura de ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro. Com...