Ação quer conscientizar população sobre respeito a vaga para PCDS

Data:

Compartilhar

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso exclusivo da vaga de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas idosas, a Subsecretaria de Defesa de Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU) promove nesta quarta-feira (24), a ação “Esta vaga não é sua – nem por um minuto”, organizada pela Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPED).

“Nosso foco é chamar a atenção e pedir respeito e reflexão sobre as vagas direcionadas para pessoas com deficiência na nossa cidade. É diariamente comum encontrar veículos estacionados nas vagas sem o cartão de identificação do usuário que é de direito, que são cadeirantes, pessoas amputadas, deficiências físicas ou motoras. Outra vaga que frequentemente é desrespeitada são as direcionadas para pessoas idosas”, explica Joel Lídio Faustino, coordenador da CAPED.

A ação vai contar com a participação de pessoas cadeirantes, que estacionarão em todas as vagas de estacionamento disponíveis na quadra como forma de demonstrar a falta de respeito quando não se pensa no direito dos outros cidadãos. O evento vai acontecer na Avenida 14 de Julho, no ponto entre a Avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco, que será interditada para a ação.

A SDHU, por meio da CAPED, tem como objetivo atuar em conjunto com as demais políticas públicas a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla), buscar melhorias na acessibilidade, além de planejar, promover e contribuir com novos projetos para o seguimento.

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 2% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a portadores com deficiência. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Serviço:

Data: 24/05/2023

Ação: Esta vaga não é sua – nem por um minuto

Local: Avenida 14 de Julho, no ponto entre a Avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco

Horário: a partir das 9 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...