Após casos de intoxicação por metanol, ALEMS propõe lei para combater bebidas adulteradas

Data:

Compartilhar

Diante do aumento de casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, a maioria registrada em São Paulo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) começou a analisar o Projeto de Lei 250/2025, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A proposta tem como objetivo reforçar a proteção ao consumidor e combater a comercialização de bebidas falsificadas, adulteradas ou impróprias para consumo no estado.

O texto abrange bares, restaurantes, hotéis, mercados e distribuidores, proibindo o armazenamento, exposição e venda de produtos adulterados ou que contenham substâncias perigosas, como o metanol — altamente tóxico e capaz de causar cegueira, danos neurológicos e até a morte.

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos estarão sujeitos às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, com multas revertidas ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).

O projeto ainda exige controle e rastreabilidade na compra de bebidas, incluindo a aquisição apenas de fornecedores regulares, verificação de lacres, rótulos, teor alcoólico e validade, além da imediata suspensão da venda e comunicação aos órgãos fiscalizadores em caso de suspeita de adulteração.

Segundo Mochi, a medida tem caráter preventivo, educativo e corretivo, buscando garantir a segurança, a saúde e a vida da população sul-mato-grossense. O projeto segue agora para análise nas comissões permanentes antes de ser votado em plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...