Bienal Pantanal chega a Campo Grande com 20 mil títulos e grandes nomes da literatura

Data:

Compartilhar

A “Bienal Pantanal – I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul” chega a Campo Grande no sábado, 4 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento segue até 12 de outubro, oferecendo nove dias de programação com 129 atividades em 108 horas, abertas gratuitamente ao público. Aos sábados e domingos, o funcionamento será das 10h às 22h; de segunda a sexta, das 9h às 21h. Serão 70 toneladas de livros, 20 mil títulos e 200 editoras brasileiras, representadas por 24 expositores, incluindo editoras, livrarias e distribuidores. Espera-se a presença de cerca de 100 convidados de Mato Grosso do Sul, nove estados brasileiros e três países sul-americanos.

Autores e Escritores Confirmados – A primeira edição da Bienal contará com 20 escritores nacionais de destaque, entre eles Ana Maria Gonçalves, Itamar Vieira Júnior, Leandro Karnal, Ana Cláudia Quintana, Milly Lacombe, Caio Zero e Helô D’ângelo. Também participarão escritores de Mato Grosso do Sul, como Lenilde Ramos, Emmanuel Marinho, Marlei Sigrist, Bosco Martins e Ana Bernardelli.

O evento terá ainda autores internacionais: os paraguaios Ana Miranda, Marcos Ibañez e Damián Cabrera; Marco Augusto Ferreira, diretor da Biblioteca Nacional do Paraguai; a colombiana Jeimy Hernández Toscano, diretora técnica da UNESCO; e o argentino Francisco “Tete” Romero, ex-ministro da Educação do Chaco.

Segundo Pedro Ortale, diretor da Bienal, “é uma alegria realizar a primeira edição, que valoriza o livro e a leitura e aproxima grandes nomes da literatura brasileira e da produção literária regional e internacional”.

Seminários, Oficinas e Palestras – O evento incluirá o Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), com a presença de Fabiano Piúba, representante do Ministério da Cultura, além de outros membros do ministério, Luciana Barroso Campos (Itaú Cultural) e Zoara Failla (Instituto Pró-Livro).

Também haverá o Seminário de Economia Criativa, debatendo o mercado literário em Mato Grosso do Sul, com participações de representantes da Setesc, UEMS e SEBRAE.

Entre as palestras, destacam-se:

André Brayner: “Direitos Autorais e Inteligência Artificial” (05/10, 10h, Espaço Integração);

Léo Mackellene: oficina “Escritas de si, Narrativas do Eu” (07 a 09/10, 9h-12h) e palestra “Por um letramento em língua portuguesa” (09/10, 14h).

Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, reforça que a Bienal “valoriza autores sul-mato-grossenses e promove cultura de qualidade à população”.

Música e Celebrações – A programação musical inclui:

Maria Alice e Almir Sater (04/10, 19h), na abertura;

Néstor Ló y Los Caminantes (11/10, 19h), grupo paraguaio que mistura folclore com world music.

No Dia das Crianças (12/10), haverá atividades lúdicas e apresentações como “Vida de Mamulengo” e “Crianceiras”, com interação para crianças e famílias.

Espaços de Integração e Participação – O Espaço Integração reunirá autores de MS e do Paraguai, com venda de livros, leituras infantis, encontros de editoras e oficina de quadrinhos com Caio Zero.

Embora o evento seja gratuito, é necessário retirar ingresso duas horas antes para palestras e shows no Auditório Germano Barros de Souza e Auditorium Manoel de Barros.

Realização e Apoio – A Bienal é organizada pelo Instituto Ímole, Instituto Curumins, Ministério da Cultura e Governo Federal, em correalização com o Governo de MS, Setesc e Fundação de Cultura de MS. Conta com apoio da Assembleia Legislativa de MS, Câmara Federal, Fecomércio MS e SESC, e patrocínio da INPASA. O projeto é viabilizado com recursos de deputados estaduais e federais, em parceria com o Pronac/Fundo Nacional de Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...