Cachorro pega dengue? Entenda os perigos do mosquito Aedes aegypti para os pets

Data:

Compartilhar

O Brasil tem passado por uma alta histórica de casos de dengue, sendo que a previsão para o ano de 2024 é de que sejam registrados 4,2 milhões de casos. Com tantas cidades decretando situação de emergência e pessoas testando positivo, é comum que os tutores fiquem preocupados e perguntem se cachorro pega dengue.

A dengue em humanos é uma doença causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti infectado – que também é capaz de transmitir outras doenças, como a febre amarela, por exemplo.

Essa é uma doença viral frequente no Brasil, principalmente em épocas mais quentes e chuvosas, como o verão, o que coloca em alerta os tutores sobre o risco de dengue em cachorro. Será que é possível? Confira!

Cachorro pode pegar dengue?

Cachorro não pega dengue, pois o vírus só se desenvolve em humanos e em alguns primatas. Até hoje, não foram encontradas evidências científicas de que pets possam desenvolver essa doença, mas, mesmo assim, isso não significa que o mosquito transmissor não seja um perigo.

Apesar de cachorro não pegar dengue, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir a Dirofilaria immitis, um parasita que causa a dirofilariose, mais conhecida como verme do coração.

O verme do coração é uma doença parasitária cardiopulmonar grave, em que um parasita parecido com uma pequena lombriga, ao chegar na fase adulta, se aloja no coração do pet.

Um dos perigos dessa doença é que os sintomas podem aparecer tardiamente, somente após o desenvolvimento do parasita, o qual pode ser identificado por meio de exames de sangue e testes sorológicos.

O começo da doença, após a picada do mosquito infectado, é praticamente assintomático, sendo que um dos poucos sintomas que podem ocorrer são tosses esporádicas.

Caso não seja tratada a tempo, a dirofilariose pode levar o cachorro a óbito.

Mosquito da dengue pica cachorro?

Mosquito da dengue pode picar cachorro, mas a doença não se desenvolve no pet. Mesmo assim, é importante nos atentarmos para afastar o Aedes aegypti do ambiente, pois por mais que não transmita o vírus da dengue para os cães, pode transmitir a perigosa dirofilariose, que é muito grave.

Gato pega dengue?

Gato não pega dengue, pois assim como no caso dos cães, o felino pode até ser picado pelo mosquito do Aedes aegypti, mas o vírus da dengue não se desenvolve em seu organismo.

O risco que os bichanos têm é de serem infectados com o parasita da dirofilariose, que é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e, como dissemos, causa uma doença grave que afeta o coração. Apesar de ser mais comum em cães, a dirofilariose também pode afetar os felinos.

Os gatos são considerados mais resistentes à dirofilariose, pois não são os hospedeiros definitivos – que no caso são os cães. Por isso, a doença acaba se desenvolvendo de forma diferente, isso quando se desenvolve, pois em muitos casos, o parasita não consegue chegar à forma adulta no organismo felino.

Apesar de ser uma doença rara em gatos, o verme do coração precisa ser evitado igualmente, afinal, não podemos dar sorte ao azar!

Sintomas da dirofilariose

É importante ficarmos atentos aos primeiros sintomas da dirofilariose em cães, pois quanto antes ela for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. Confira:

Tosses;
Letargia;
Dificuldade respiratória;
Mucosas em tons de roxo;
Fraqueza;
Perda de apetite e/ou peso.

O diagnóstico da dirofilariose em gatos pode ser mais complexo, pois o parasita se desenvolve em um número bem menor. Os sintomas não são tão evidentes e nem específicos, o que aumenta o problema, já que quando há evidências da doença, ela já está em estágio avançado.

Alguns felinos podem ser assintomáticos, enquanto outros podem apresentar sinais de problemas respiratórios crônicos, parecidos com os da asma felina.

A dirofilariose, tanto em cães quanto em gatos, ocorre mais em regiões litorâneas, onde o clima úmido e quente é benéfico para a proliferação e desenvolvimento do parasita.

Porém, devido às mudanças climáticas, tempos de chuva e altas temperaturas, está aumentando a frequência de casos de dirofilariose em outras regiões. Por isso, a prevenção é indicada para todos, independentemente de onde vivem.

Como evitar e prevenir o mosquito da dengue?

Muitas doenças podem ser transmitidas por meio de mosquitos, não somente a dengue. Por isso, é importante sabermos como evitar esses insetos para protegermos nossos pets e a nós mesmos.

Confira algumas dicas importantes de como prevenir cães e gatos contra o mosquito da dengue:

Use antiparasitário em cães e gatos;
Higienize o local em que o seu pet vive;
Limpe o comedouro e bebedouro dos pets;
Use mosquiteiros nas janelas;
Não deixe água parada em recipientes que possam servir de criadouro para os mosquitos;
Deixe portas e janelas fechadas nos períodos do nascer do sol e pôr do sol;
Use repelentes elétricos próximos às janelas;
Faça a vedação das caixas d’água;
Coloque areia nas vasilhas de vasos de plantas para evitar acúmulo de água parada;
Limpe e desentupa lajes, calhas e ralos.
Antipulgas e vermífugos para cães e gatos: qual usar contra o Aedes aegypti?

Na hora de escolher antipulgas ou vermífugos para cães e gatos, é importante consultar um médico-veterinário, pois ele poderá analisar melhor o pet e indicar o produto ideal de acordo com peso, idade, raça, porte e rotina.

Um dos pontos que o tutor deve se atentar na hora de comprar um vermífugo ou antipulgas, é se o produto protege contra o verme do coração (dirofilariose) e se repele outros mosquitos.

Texto: Pet Love

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...