Campo Grande recebe nota máxima em avaliação do Ministério do Turismo

Data:

Compartilhar

Campo Grande é uma das seis cidades do Centro Oeste do Brasil e a única do Mato Grosso do Sul que recebeu a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023. O resultado, divulgado no site do Ministério do Turismo (MTur), reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens, e os classifica com notas de A a E.

A avaliação do Ministério do Turismo leva em conta o desempenho da economia no turismo local com base nas seguintes variáveis: arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem. São analisados também critérios como a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, a existência de um Plano Municipal de Turismo e as atividades de planejamento e governança da Prefeitura dedicadas ao turismo.

No total, apenas 47 cidades brasileiras receberam conceito A na última atualização do mapa, fator este que posiciona a capital sul mato-grossense na elite do turismo brasileiro.

“Ter o município classificado com nota “A” é resultado de um trabalho crescente de fomento da atividade turística, que inclui ações de fortalecimento do trade turístico e foco no cumprimento das políticas públicas estabelecidas para o setor”, afirma Wantuyr Tartari, superintendente de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

A capital consagrada pela vocação do turismo de eventos e negócios, recebeu nos últimos anos eventos conceituados como o Rally dos Sertões, Congresso Nacional de secretarias municipais de Saúde e o AdventureNEXT Latin America, maior evento de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina. Campo Grande desponta no cenário nacional pelo emergente crescimento do turismo de natureza, que oferece inúmeras opções de passeios próximos a área central, com destaque para a prática de rapel, trilhas e trekking. Em relação às políticas públicas, a atualização das ações do Plano Municipal de Turismo tem fortalecido o relacionamento com o trade local e consequentemente conquistando mais credibilidade e parcerias.

Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho do destino, além de subsidiar a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...