Campo Grande teve média de 97 picadas de escorpiões por mês em 2022

Data:

Compartilhar

Em 2022, o Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCZ) registrou 1.165 acidentes domésticos com escorpiões. O número representa média de 97 casos por mês e pode ser ainda maior, considerando que há relatórios que ainda estão em fase de conclusão referente ao último ano, conforme o órgão.

Somente nesta quarta-feira (4) choveu quase metade do esperado para janeiro em Campo Grande. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), em cerca de seis horas choveram 92,6 milímetros que representam 48,7% de todo o estimado de 190 milímetros de chuva no mês.

O período de chuvas, seguido de altas temperaturas, favorece para o aparecimento de animais peçonhentos, sendo o escorpião um dos mais comuns no ambiente urbano, alerta a médica veterinária da Coordenadoria do CCZ Ana Paula Nogueira.

Esgotos e encanamentos são os esconderijos preferidos dos escorpiões, mas eles também podem ser encontrados em frestas e rachaduras em paredes e pisos, caixas de passagem elétrica e pluviais, entulhos e materiais inservíveis acumulados nos imóveis.

Para evitar ou minimizar os riscos de acidentes, Ana Paula recomenda que as pessoas redobrem a atenção. “Os ralos e pias devem ser sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos. Tomando estes cuidados, a gente diminui os riscos de  acidentes com estes animais”, indica.

Em caso de picada, a orientação é para que as vítimas, sobretudo crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível. A indicação é que, se encontrado, o animal peçonhento seja isolado em um pote e seja feito contato com o CCZ para identificação da espécie e orientações de manejo. O órgão dispõe de dois telefones disponíveis à população: 67 3313-5000 e 2020-1796.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...