Covid-19 mata duas crianças de dois anos sem comorbidades em Mato Grosso do Sul 

Data:

Compartilhar

Contrário do que muitas pessoas acreditam e se comportam como tal, a pandemia de Covid-19 continua contaminando e matando pessoas. Em Mato Grosso do Sul, conforme Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (3), duas crianças de dois anos morreram por complicações da doença. Nenhuma delas tinha comorbidades. 

Os dados trazem o total de 16 óbitos contabilizados na última semana e 997 novos casos positivos. As duas crianças eram do sexo masculino. Uma morava em Três Lagoas e a outra em Dourados. As demais vítimas da doença tinham entre 54 e 98 anos. 

Segundo o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 76 pessoas estão hospitalizadas, sendo 29 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Vacinação

Para evitar o agravamento da doença, especialistas orientam que o cronograma de vacinação seja concluído. Em Campo Grande, mais de 50 unidades de saúde fazem a aplicação das doses de segunda a sexta-feira. 

Na última semana,  a Sesau ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de um ano sem comorbidades. A primeira dose segue disponível para crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e de 3 anos ou mais comorbidades.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses.

Atualmente, dez unidades de saúde estão referenciadas para o atendimento das crianças: UBS 26 de Agosto, USF Moreninhas, USF Paulo Coelho Machado, USF Noroeste, UBS Silvia Regina, USF Aero Itália, UBS Caiçara, USF Santa Emília e USF São Francisco.

Para os outros públicos, a vacinação contra a Covid-19 segue disponível nas demais unidades básicas e de saúde da família referenciadas. 

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses. A ampliação do público ocorreu de maneira gradativa como uma medida para proteger a população e conter o avanço de novos de Covid-19.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses. Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Testes podem ser feitos nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e sem agendamento prévio. Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...