Covid-19 mata duas crianças de dois anos sem comorbidades em Mato Grosso do Sul 

Data:

Compartilhar

Contrário do que muitas pessoas acreditam e se comportam como tal, a pandemia de Covid-19 continua contaminando e matando pessoas. Em Mato Grosso do Sul, conforme Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (3), duas crianças de dois anos morreram por complicações da doença. Nenhuma delas tinha comorbidades. 

Os dados trazem o total de 16 óbitos contabilizados na última semana e 997 novos casos positivos. As duas crianças eram do sexo masculino. Uma morava em Três Lagoas e a outra em Dourados. As demais vítimas da doença tinham entre 54 e 98 anos. 

Segundo o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 76 pessoas estão hospitalizadas, sendo 29 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Vacinação

Para evitar o agravamento da doença, especialistas orientam que o cronograma de vacinação seja concluído. Em Campo Grande, mais de 50 unidades de saúde fazem a aplicação das doses de segunda a sexta-feira. 

Na última semana,  a Sesau ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de um ano sem comorbidades. A primeira dose segue disponível para crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e de 3 anos ou mais comorbidades.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses.

Atualmente, dez unidades de saúde estão referenciadas para o atendimento das crianças: UBS 26 de Agosto, USF Moreninhas, USF Paulo Coelho Machado, USF Noroeste, UBS Silvia Regina, USF Aero Itália, UBS Caiçara, USF Santa Emília e USF São Francisco.

Para os outros públicos, a vacinação contra a Covid-19 segue disponível nas demais unidades básicas e de saúde da família referenciadas. 

A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses. A ampliação do público ocorreu de maneira gradativa como uma medida para proteger a população e conter o avanço de novos de Covid-19.

As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses. Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar o carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Testes podem ser feitos nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e sem agendamento prévio. Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...