Feira Literária pode integrar calendário de eventos de MS

Data:

Compartilhar

O Projeto de Lei 173/2025, de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PL), que propõe a inclusão da Feira Literária de Mato Grosso do Sul (FELIT/MS) no Calendário Oficial de Eventos do Estado, foi aprovado nesta quarta-feira (1) em primeira discussão no plenário da Assembleia Legislativa. A proposta segue agora para análise na Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Realizada anualmente na primeira semana de junho, na cidade de Dourados, a FELIT/MS é considerada um dos mais relevantes eventos culturais e literários do Estado. Criada em 2021 pelo Grupo Literário Arandú, com apoio da Câmara Municipal e apadrinhamento do vereador Laudir Munaretto, a feira tem como missão incentivar a leitura, valorizar autores regionais e preservar a memória cultural sul-mato-grossense.

Na edição de 2025, o evento chegou à sua quinta realização, reunindo escritores, artistas e educadores da Grande Dourados — região composta por 11 municípios — em uma programação diversificada com exposições literárias, apresentações culturais, oficinas, contação de histórias, palestras e lançamentos de livros. A feira também prestou homenagens póstumas ao jornalista Nicanor Coelho, idealizador da FELIT, e ao poeta Boca Venâncio, ambos reconhecidos por sua contribuição à literatura regional.

Para o deputado Zé Teixeira, a aprovação do projeto representa um avanço significativo: “O reconhecimento oficial da FELIT/MS é um passo importante na valorização da literatura regional e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura no Estado”, afirmou. Com a tramitação em curso, a expectativa é que o projeto avance para uma segunda votação em Plenário com o parecer favorável da comissão de mérito e consolide a FELIT/MS como parte do calendário cultural oficial de Mato Grosso do Sul.

 

Texto: ALEMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...