Feira Literária pode integrar calendário de eventos de MS

Data:

Compartilhar

O Projeto de Lei 173/2025, de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PL), que propõe a inclusão da Feira Literária de Mato Grosso do Sul (FELIT/MS) no Calendário Oficial de Eventos do Estado, foi aprovado nesta quarta-feira (1) em primeira discussão no plenário da Assembleia Legislativa. A proposta segue agora para análise na Comissão de Educação, Cultura e Desporto.

Realizada anualmente na primeira semana de junho, na cidade de Dourados, a FELIT/MS é considerada um dos mais relevantes eventos culturais e literários do Estado. Criada em 2021 pelo Grupo Literário Arandú, com apoio da Câmara Municipal e apadrinhamento do vereador Laudir Munaretto, a feira tem como missão incentivar a leitura, valorizar autores regionais e preservar a memória cultural sul-mato-grossense.

Na edição de 2025, o evento chegou à sua quinta realização, reunindo escritores, artistas e educadores da Grande Dourados — região composta por 11 municípios — em uma programação diversificada com exposições literárias, apresentações culturais, oficinas, contação de histórias, palestras e lançamentos de livros. A feira também prestou homenagens póstumas ao jornalista Nicanor Coelho, idealizador da FELIT, e ao poeta Boca Venâncio, ambos reconhecidos por sua contribuição à literatura regional.

Para o deputado Zé Teixeira, a aprovação do projeto representa um avanço significativo: “O reconhecimento oficial da FELIT/MS é um passo importante na valorização da literatura regional e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura no Estado”, afirmou. Com a tramitação em curso, a expectativa é que o projeto avance para uma segunda votação em Plenário com o parecer favorável da comissão de mérito e consolide a FELIT/MS como parte do calendário cultural oficial de Mato Grosso do Sul.

 

Texto: ALEMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...