Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Data:

Compartilhar

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27) a Policlínica Cone Sul, em Dourados — a maior cidade do interior do Estado. A unidade de saúde, que integra a primeira etapa em operação do Hospital Regional de Dourados (HRD), reforça a estrutura de atendimento especializado e diagnóstico para toda a região sul.

A Policlínica Cone Sul já está em funcionamento desde 29 de setembro e, até 21 de outubro, realizou 2.753 atendimentos, entre consultas e exames de apoio diagnóstico. O espaço moderno e totalmente equipado tem capacidade para cerca de 7 mil exames e consultas por mês, oferecendo mais agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes encaminhados pela regulação estadual.

Durante a inauguração, o governador Eduardo Riedel destacou o avanço da regionalização da saúde no Estado. “É a nova arquitetura da saúde acontecendo. Só aqui são quase 7 mil exames e consultas por mês. Uma policlínica moderna, com médicos e diagnósticos de diversas especialidades. E o hospital ao lado, que em dezembro estará em funcionamento, também vai atender pacientes de toda a região”, afirmou.

Gerida pela Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), a Policlínica representa um passo importante na ampliação do acesso a serviços de média e alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Campo Grande. A unidade dá suporte direto ao Hospital da Vida, à UPA e às unidades municipais da macrorregião.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que o modelo de atendimento implantado é inovador. “O paciente será acompanhado em todas as etapas: consulta, cirurgia e pós-operatório, dentro do mesmo equipamento de saúde”, explicou.

A solenidade contou também com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que elogiou a gestão estadual. “Mato Grosso do Sul tem mostrado capacidade técnica e política para conquistar recursos e entregar resultados. Este é o maior investimento federal da história do Estado na área da saúde”, ressaltou.

A próxima etapa será a entrega da unidade matriz do Hospital Regional de Dourados Olga Castoldi Parizotto, que contará com 100 leitos, sendo 20 de UTI (10 adulto e 10 pediátrica), para atender os 33 municípios da região sul, beneficiando cerca de 900 mil pessoas. “É a virada de chave da saúde pública no Estado. O modelo implantado em Dourados será replicado em outras regiões, consolidando a regionalização do atendimento”, concluiu Riedel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Sem acordo, greve dos motoristas de ônibus entra no 3º dia em Campo Grande

Sem acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), a Justiça determinou o retorno escalonado...

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima...

Prefeitura inaugura polo da Funsat nas Moreninhas, mas serviços só começam em 2026

A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (17) o novo Polo da Fundação Social do Trabalho (Funsat), na região das...

Parlamentares criticam situação fiscal de Mato Grosso do Sul

Parlamentares debateram nesta segunda-feira (16) a situação fiscal de Mato Grosso do Sul e manifestaram preocupação com medidas...