Junho Violeta: Santa Casa promove conscientização sobre violência contra idosos

Data:

Compartilhar

O sexto mês do ano também é marcado pela campanha Junho Violeta, uma importante iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a violência contra idosos. Em busca de combater a realidade vivida por milhões de brasileiros com mais de 60 anos, a Santa Casa se uniu à ação, trazendo informações essenciais e dicas para identificar e prevenir esse tipo de violência.

De acordo com dados alarmantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foram recebidas mais de 46 mil denúncias de violência contra pessoas com mais de 60 anos apenas no primeiro semestre de 2023. Infelizmente, muitos casos permanecem ocultos e subnotificados, dificultando o combate efetivo a essa forma de violência.

Para a Dra. Paskale Vargas, geriatra da Santa Casa de Campo Grande, é fundamental que a sociedade como um todo esteja atenta e pronta para intervir. “ Essa é uma violência pouco falada, que precisa de mais destaque, uma vez que nossa população está envelhecendo ”, explica a médica.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 12% da população de Mato Grosso do Sul tem 60 anos ou mais. “ Esse tipo de violência geralmente é praticado por pessoas que possuem vínculo com a vítima, como familiares, amigos, ou até mesmo cuidadores. Por isso, é de extrema importância que todos estejam atentos aos sinais ”, completa Paskale.

Entre os principais sinais de violência estão hematomas, emagrecimento repentino, mudanças de humor e higiene precária. Para auxiliar na prevenção da violência contra idosos, a Santa Casa está publicando uma série de conteúdos relacionados à campanha nos perfis do Instagram. Facebook e YouTube.

Para denunciar casos de violência contra pessoas idosas, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibiliza um canal de denúncias 24h, o Disque 100. As denúncias podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, ou pelo WhatsApp (61-99656-5008).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...