O sexto mês do ano também é marcado pela campanha Junho Violeta, uma importante iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre a violência contra idosos. Em busca de combater a realidade vivida por milhões de brasileiros com mais de 60 anos, a Santa Casa se uniu à ação, trazendo informações essenciais e dicas para identificar e prevenir esse tipo de violência.
De acordo com dados alarmantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foram recebidas mais de 46 mil denúncias de violência contra pessoas com mais de 60 anos apenas no primeiro semestre de 2023. Infelizmente, muitos casos permanecem ocultos e subnotificados, dificultando o combate efetivo a essa forma de violência.
Para a Dra. Paskale Vargas, geriatra da Santa Casa de Campo Grande, é fundamental que a sociedade como um todo esteja atenta e pronta para intervir. “ Essa é uma violência pouco falada, que precisa de mais destaque, uma vez que nossa população está envelhecendo ”, explica a médica.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 12% da população de Mato Grosso do Sul tem 60 anos ou mais. “ Esse tipo de violência geralmente é praticado por pessoas que possuem vínculo com a vítima, como familiares, amigos, ou até mesmo cuidadores. Por isso, é de extrema importância que todos estejam atentos aos sinais ”, completa Paskale.
Entre os principais sinais de violência estão hematomas, emagrecimento repentino, mudanças de humor e higiene precária. Para auxiliar na prevenção da violência contra idosos, a Santa Casa está publicando uma série de conteúdos relacionados à campanha nos perfis do Instagram. Facebook e YouTube.
Para denunciar casos de violência contra pessoas idosas, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibiliza um canal de denúncias 24h, o Disque 100. As denúncias podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, ou pelo WhatsApp (61-99656-5008).
