Lei obriga empresas a informar prazos de ligação, religação e corte em MS

Data:

Compartilhar

As empresas que prestam serviços públicos no Mato Grosso do Sul agora são obrigadas a informar com antecedência os prazos de ligação, religação, corte ou consumo final. A determinação passa a valer por meio da Lei Estadual nº 6.513/2025, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), publicada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial.

A regra estabelece que a comunicação deve ser feita no momento da solicitação do serviço, sempre respeitando os prazos definidos por regulamentações específicas. Em casos de corte, a lei reforça que o aviso prévio é obrigatório — garantindo que o cidadão não seja pego de surpresa.

A notificação deve ser enviada por escrito, seja por carta ou mensagem eletrônica, contendo a data e o período em que o serviço será executado. Para isso, o usuário deve manter seus dados cadastrais atualizados, assegurando o recebimento das informações.

O deputado Junior Mochi destaca o objetivo da nova lei. “A proposta garante que o consumidor seja avisado sobre prazos importantes. Muitas vezes, a suspensão ocorre quando ninguém está em casa e o usuário sequer sabe o motivo. Se as empresas avisam sobre o vencimento, também podem avisar sobre a suspensão. Isso protege o consumidor e melhora a eficiência das concessionárias.”

A legislação também prevê sanções para as concessionárias que descumprirem a norma, com base nos artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/1990). Os valores arrecadados com multas serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...