Médico veterinário explica sobre febre maculosa e sua relação com as capivaras

Data:

Compartilhar

O médico veterinário Lucas Cazati, atuante na área de resgate de fauna selvagem, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (22), para falar sobre a febre maculosa. Segundo ele, as capivaras, comuns nas áreas públicas de Campo Grande, não devem ser apontadas como causadoras da doença.

“As pessoas, erroneamente, acreditam que a capivara é causadora dessa patologia. Ao contrário. Hoje, temos publicações que afirmam que a febre maculosa também vem oriunda não só da capivara, mas também de outros animais, como quatis e tamanduás”, explicou. “Matar é um ato criminoso que não vai favorecer a eliminação do vírus”, alertou.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato. Ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

“Temos que criar projetos para fazer o controle da natalidade desses animais. Existem projetos, principalmente vinculados à UFMS, para que a gente possa fazer o controle. Exterminar os animais, além de ser crime, vai corroborar com o aumento dessa doença. A capivara é um animal nômade. Se você retirar determinado grupo desse ambiente, virá outro atrás de alimentos”, continuou.

Em Mato Grosso do Sul, os índices de contaminação são baixos. No período de 2012 a 2022, foram notificados 55 casos de febre maculosa e seis foram confirmados. O último registro foi em 2018 e a vítima morreu.

“Discutimos o motivo de acontecer a febre maculosa. Mas, nos esquecemos que, hoje, temos uma nova ciência, que é denominada saúde única. São novos conceitos que temos a obrigação, como município, de implementar para que haja controle dessa doença que, infelizmente, vai acontecendo e é sazonal”, completou o especialista, que esteve na Câmara a convite do vereador Ayrton Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Sem acordo, greve dos motoristas de ônibus entra no 3º dia em Campo Grande

Sem acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), a Justiça determinou o retorno escalonado...

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima...

Prefeitura inaugura polo da Funsat nas Moreninhas, mas serviços só começam em 2026

A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (17) o novo Polo da Fundação Social do Trabalho (Funsat), na região das...

Parlamentares criticam situação fiscal de Mato Grosso do Sul

Parlamentares debateram nesta segunda-feira (16) a situação fiscal de Mato Grosso do Sul e manifestaram preocupação com medidas...