MS poderá oferecer exame gratuito para diagnóstico precoce do autismo

Data:

Compartilhar

Crianças de até três anos poderão realizar, gratuitamente, exame para diagnóstico do autismo na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul. É o que dispõe o Projeto de Lei 158/2023, apresentado pelo deputado Neno Razuk (PL) na sessão desta quarta-feira (31) da Assembleia Legislativa. A proposta prevê, ainda, tratamento para pacientes com Transtornos do Espectro Autista e apoio a familiares.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, fica responsável por garantir a todas as crianças de zero a três anos o acesso gratuito aos exames e avaliações para diagnóstico precoce do autismo, na rede pública de saúde. Esses exames e avaliações deverão ocorrer de forma continuada e periódica, de modo a garantir maior eficácia no diagnóstico dos eventuais pacientes.

“A realização de um trabalho sistemático e periódico de avaliação e tratamento desses pacientes seria fundamental para lhes garantir um desenvolvimento pleno e saudável”, afirma o parlamentar na justificativa da proposta. “Além disso, os benefícios de tais ações seriam mais fortemente potencializados caso o poder público também oferecesse apoio psicológico e social às famílias das pessoas com autismo, ajudando-as a lidar com as dificuldades relativas a esse transtorno”, acrescenta.

Depois do período de pauta, para recebimento de eventuais emendas, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável, seguirá tramitando com análises e votações dos parlamentares nas comissões temáticas e em sessões plenárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Sem acordo, greve dos motoristas de ônibus entra no 3º dia em Campo Grande

Sem acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), a Justiça determinou o retorno escalonado...

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima...

Prefeitura inaugura polo da Funsat nas Moreninhas, mas serviços só começam em 2026

A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (17) o novo Polo da Fundação Social do Trabalho (Funsat), na região das...

Parlamentares criticam situação fiscal de Mato Grosso do Sul

Parlamentares debateram nesta segunda-feira (16) a situação fiscal de Mato Grosso do Sul e manifestaram preocupação com medidas...