Prefeita revoga decreto sobre remuneração de professores após pressão da categoria

Data:

Compartilhar

A prefeita Adriane Lopes revogou nesta segunda-feira (29) o decreto nº 16.389, que tratava da remuneração de professores convocados da Rede Municipal de Ensino (REME), após forte pressão da categoria e negociações com a Comissão de Educação da Câmara Municipal e o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP).

A medida ocorre dias depois de críticas ao decreto que regulamentava a prestação de aulas temporárias e retirava gratificações vinculadas à titulação acadêmica, como especialização, mestrado e doutorado. A medida foi vista por professores e entidades como prejudicial à valorização da carreira e à equidade salarial entre efetivos e temporários.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes, a revogação é uma resposta ao impasse e abre espaço para novas negociações sobre a política salarial da rede. “Após ouvir a categoria, optamos por revogar o decreto e buscar novos caminhos para garantir melhores salários aos professores”, declarou.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Professor Juari, destacou que a decisão reflete o resultado do diálogo com a categoria. Já o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni, classificou a revogação como um avanço importante para a equiparação salarial e para a consolidação do piso de 20 horas.

A gestão municipal tenta capitalizar politicamente a decisão, ressaltando investimentos recentes na área, como concursos públicos, reformas de escolas e renovação da frota escolar. “Esta decisão reforça a prioridade que a prefeita dá à educação”, disse o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt.

O Executivo afirmou ainda que o processo seletivo de professores, previsto no edital conjunto SEMED/SEMADI nº 12/2025, será republicado com ajustes legais e que os candidatos não serão prejudicados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...