Saúde amplia público para a imunização contra a meningite

Data:

Compartilhar

A vacina Meningocócica ACWY tem seu público-alvo ampliado, de forma temporária, até 31 de julho de 2023. Com a ampliação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem o intuito de aumentar a proteção da população e a disponibilidade da vacina.

A Resolução nº 42/SES/MS, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (28), prevê a ampliação do público-alvo e recomenda a estratégia seja utilizada até a disponibilidade de doses da vacina Meningocócica ACWY (conjugada) pelos municípios até dia 31 de julho de 2023.

Conforme a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Rezende Goldfinger, a tática tem como objetivo ampliar a proteção da população contra a meningite.

“Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença no estado, houve a ampliação do público de forma temporária até final de julho ou até finalização de estoque. É temporária porque abrimos para um grupo que não é comtemplado pelo PNI (Programa Nacional de Imunização).

Quem pode se vacinar

Com a ampliação do grupo, podem se vacinar:

· Adolescentes de 11 a 18 anos de idade, não vacinados ou com cinco anos ou mais da última dose da vacina Meningo ACWY;
· Profissionais de saúde não vacinados com a vacina Meningo ACWY; e
· Dose de reforço para adolescentes ou adultos que vivem com HIV/Aids, com cinco anos ou mais da última dose recebida de vacina meningocócica conjugada (MenC ou menACWY), seguindo recomendações do CRIE (Centro de Referência de Imunibiológicos Especiais).

Permanece a recomendação do Calendário Nacional de Vacinação para a administração de uma dose da vacina Meningocócica ACWY em adolescentes de 11 a 14 anos de idade. O atendimento do público-alvo da ampliação temporária da vacina Meningocócica ACWY não poderá impactar no esquema de vacinação de rotina.

É fundamental que os municípios promovam campanhas de conscientização e ampliem o acesso à vacinação contra a meningocócica ACWY e meningocócica C, garantindo que todas as faixas etárias e grupos de risco tenham a oportunidade de se proteger contra essa doença potencialmente fatal. Dessa forma, o estado avança na prevenção e controle das meningites, preservando vidas e promovendo a saúde da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...