Secretário de Finanças de Bonito é preso por esquema milionário de corrupção

Data:

Compartilhar

O secretário de Finanças de Bonito, Edilberto Cruz Gonçalves, foi preso no contexto da “Operação Águas Turvas”, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), nesta terça-feira (7). A ação também levou à prisão o arquiteto Carlos Henrique Sanches Corrêa — fiscal de obras públicas e proprietário da empresa Sanches e Corrêa Ltda — e Luciane Cíntia Pazette, gerente do setor de licitação e compras da prefeitura.

A operação teve como objetivo cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande, Bonito, Terenos e Curitiba (PR), com apoio do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava desde 2021, manipulando sistematicamente licitações de obras e serviços de engenharia no município. As fraudes eram realizadas por meio de simulação de concorrência e exigências direcionadas, de forma a garantir que os contratos fossem vencidos por empresas ligadas ao esquema.

Agentes públicos envolvidos, como Edilberto Gonçalves, forneciam informações privilegiadas e organizavam a manipulação dos certames, recebendo em troca vantagens indevidas. O montante dos contratos investigados já soma cerca de R$ 4,4 milhões.

O nome da operação, “Águas Turvas”, faz referência ao contraste entre o atual cenário e a fama de Bonito, conhecida por suas águas cristalinas e belezas naturais — agora manchada por um esquema de corrupção que compromete a transparência na gestão pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Sem acordo, greve dos motoristas de ônibus entra no 3º dia em Campo Grande

Sem acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), a Justiça determinou o retorno escalonado...

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima...

Prefeitura inaugura polo da Funsat nas Moreninhas, mas serviços só começam em 2026

A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (17) o novo Polo da Fundação Social do Trabalho (Funsat), na região das...

Parlamentares criticam situação fiscal de Mato Grosso do Sul

Parlamentares debateram nesta segunda-feira (16) a situação fiscal de Mato Grosso do Sul e manifestaram preocupação com medidas...