Secretário de Finanças de Bonito é preso por esquema milionário de corrupção

Data:

Compartilhar

O secretário de Finanças de Bonito, Edilberto Cruz Gonçalves, foi preso no contexto da “Operação Águas Turvas”, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), nesta terça-feira (7). A ação também levou à prisão o arquiteto Carlos Henrique Sanches Corrêa — fiscal de obras públicas e proprietário da empresa Sanches e Corrêa Ltda — e Luciane Cíntia Pazette, gerente do setor de licitação e compras da prefeitura.

A operação teve como objetivo cumprir quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande, Bonito, Terenos e Curitiba (PR), com apoio do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava desde 2021, manipulando sistematicamente licitações de obras e serviços de engenharia no município. As fraudes eram realizadas por meio de simulação de concorrência e exigências direcionadas, de forma a garantir que os contratos fossem vencidos por empresas ligadas ao esquema.

Agentes públicos envolvidos, como Edilberto Gonçalves, forneciam informações privilegiadas e organizavam a manipulação dos certames, recebendo em troca vantagens indevidas. O montante dos contratos investigados já soma cerca de R$ 4,4 milhões.

O nome da operação, “Águas Turvas”, faz referência ao contraste entre o atual cenário e a fama de Bonito, conhecida por suas águas cristalinas e belezas naturais — agora manchada por um esquema de corrupção que compromete a transparência na gestão pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...