TJMS mantém decisão que obriga Campo Grande a oferecer atendimento veterinário 24h

Data:

Compartilhar

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) confirmou, por decisão unânime nesta semana, que o Município de Campo Grande deve garantir atendimento veterinário de urgência e emergência em regime contínuo (24 horas) para cães e gatos. A determinação decorre de uma ação de execução de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposta pela 26ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que apontou descumprimento parcial do acordo firmado com a administração municipal.

De acordo com o TAC, a prefeitura deveria ter implantado uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-VET) com funcionamento ininterrupto, conforme previsto na Lei Municipal nº 5.593/2015. No entanto, o serviço atual depende de encaminhamento prévio da Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea), que não atua em regime de plantão. Isso inviabiliza o socorro de animais em períodos noturnos, finais de semana e feriados.

O relatório do processo em segunda instância destacou que a logística adotada pelo Município é ineficaz e representa uma grave falha na prestação do serviço público, especialmente nos momentos em que a população mais precisa. “Não se trata de uma pequena falha, mas de uma deficiência que deixa a população e os animais desassistidos”, aponta o documento.

O TJMS também negou o pedido da prefeitura para prorrogar o prazo de cumprimento da obrigação, argumentando que desde a assinatura do TAC, em 2021, houve tempo suficiente para a implementação das medidas necessárias.

A decisão segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no Tema 698 de Repercussão Geral, segundo o qual é permitida a intervenção judicial em políticas públicas quando há ausência ou deficiência grave na prestação de serviços essenciais.

Com isso, assim que for oficialmente notificado, o Município de Campo Grande terá o prazo de até 30 dias para adotar as providências necessárias e garantir o funcionamento do atendimento veterinário emergencial 24 horas.

Fonte: MPMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Delegacia da Mulher registra recorde histórico de boletins de ocorrência em município do interior

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de...

INSS libera atrasados e 14,7 mil beneficiários serão pagos em MS e SP; confira

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceram ações judiciais contra...

Prêmio histórico de R$ 1 bilhão marca mais uma edição da Mega da Virada

Quem deseja concorrer no sorteio da Mega da Virada tem até as 20h (horário de Brasília) da próxima...

Santa Casa pode ter bens penhorados para pagar 13º atrasado de médicos em Campo Grande

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) defendeu que a Justiça do Trabalho inclua...