Saúde recomenda dose de reforço contra a covid a partir dos 5 anos

Data:

Compartilhar

O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de dose de reforço da vacina contra a covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos. Segundo a pasta, a orientação considera estudos científicos que apontam aumento da proteção com a dose complementar.

Nota técnica publicada hoje (4) define que o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço deve ser de, pelo menos, 4 meses. De acordo com a publicação, a imunização complementar, no caso de crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da CoronaVac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.

“Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço”, informou o ministério.

Em outra subanálise, segundo a pasta, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz também contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade.

“Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19, para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença. Mesmo quem perdeu o prazo recomendado deve procurar um posto de vacinação”, reforçou o ministério.

A pasta também recomenda a administração simultânea de vacinas contra a covid-19 com outros imunizantes do calendário vacinal infantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Sem acordo, greve dos motoristas de ônibus entra no 3º dia em Campo Grande

Sem acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (16), a Justiça determinou o retorno escalonado...

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima...

Prefeitura inaugura polo da Funsat nas Moreninhas, mas serviços só começam em 2026

A Prefeitura inaugura nesta quarta-feira (17) o novo Polo da Fundação Social do Trabalho (Funsat), na região das...

Parlamentares criticam situação fiscal de Mato Grosso do Sul

Parlamentares debateram nesta segunda-feira (16) a situação fiscal de Mato Grosso do Sul e manifestaram preocupação com medidas...