Ter um pet vai muito além de visitas ao veterinário, cuidados com higiene e alimentação de qualidade. O seu amigo de quatro patas precisa de bons passeios por inúmeras razões. Dedicar algumas horas com brincadeiras e conexões significa mais qualidade de vida para os peludos, afinal, passear com cachorro evita uma série de malefícios para a saúde.
Foi pensando nisso que a Líder da Matilha preparou esse conteúdo super especial. Para que você possa entender melhor os benefícios dessa rotina, trouxemos 5 motivos para você tirar o seu peludo de casa todos os dias. Espia só!
Quais são os benefícios de passear com cães?
Convenhamos, um cachorro dentro de casa não faz bem para ninguém, não é mesmo? Isso influencia não apenas na saúde do pet, mas no bem-estar da família toda. Se você está buscando um mecanismo para manter a família sempre unida, fique sabendo que passear com cachorro, para ele correr, pular, lamber, se esconder, te derrubar e respirar novos ares é uma boa opção.
Gasta energia do peludo
Assim como os humanos, os animais também precisam gastar energia. Se você tem um cachorro hiperativo em casa, sabe que não é fácil atender todas as necessidades dele, não é? Mas você pode oferecer auxílio ao levá-lo para passear com cachorro todos os dias, assim, as chances dele comer os sapatos ou cavar o sofá são menores.
Geralmente, levar o cachorro para passear uma vez ao dia é o suficiente. Mas, dependendo do temperamento do seu peludo e do local onde ele vive, o recomendado são duas voltinhas diárias. Talvez seja o caso dos peludos que estão sempre dispostos a brincar ou que moram em um ambiente fechado como apartamento pequeno.
Ajuda a controlar a ansiedade e o estresse
A maioria das causas de ansiedade e estresse dos cães é justamente pela falta de atividades. Esse comportamento nocivo para o cachorro pode ser evitado com passeios diários e brincadeiras. Além de liberar o estresse, manter uma rotina de atividades é a melhor forma de dar mais atenção para o seu animal de estimação. Afinal, a interação com o tutor é fundamental para o bem-estar do seu amigo de quatro patas.
Queimas de calorias e prevenção de obesidade
Um cachorro rechonchudo pode até ser fofo, mas excesso de gostosura não é nada saudável para o seu animal de estimação. Geralmente, a obesidade canina vem acompanhada de problemas de saúde, podendo até encurtar a vida dos cães. Por isso, é importante passear com cachorro e queimar calorias, principalmente se ele está com uns quilinhos a mais. Manter o seu companheiro de quatro patas sempre ativo, é garantia de uma vida longa e feliz!
Estimula os instintos
Não é atoa que o seu cachorro cheira todos os locais possíveis durante o passeio. Marcar território, cheirar os novos lugares e identificar onde já passou é a forma que os cães têm para descobrir o mundo fora de casa. É por meio do olfato, característica principal dos cachorros, que eles têm contato com o desconhecido. Então que tal colocar o narizinho do seu amigo pra funcionar e cheirar lugares novos?
Socialização com outros animais e humanos
Passear com cachorro é uma ótima oportunidade para socialização. Ter uma relação saudável com outros animais é fundamental para o seu desenvolvimento, principalmente se ele ainda está na fase filhote. Alguns animais adultos possuem alguns traumas ou são mais agressivos, mas ter esse contato pode ser uma ótima forma de ajudá-los a serem mais amistosos.
Nesses casos, o passeio pode ser até um pouco complicado, não é mesmo? Mas tenha paciência com o seu peludinho, afinal, esses momentos são importantes na vida dele!
Tá, mas como passear com cachorro?
O ideal é colocar a coleira antes do passeio e esperar ele se acostuma com a sensação – deixe ele brincar e se sentir confortável. Quando perceber que ele está tranquilo, coloque a guia e certifique que não está apertado pescoço do seu amigo canino. Feito isso, é hora de ir para rua!
Alguns cachorros podem puxar demais a guia durante o passeio, o que pode exigir alguns treinos e disciplina. Recomendamos a leitura do post como adestrar cachorro, lá você vai aprender a melhor maneiras de treinar o seu cãozinho e garantir que ele se comporte dentro e fora de casa.
Escolha um horário calmo e garanta que esse passeio tenha conexão e diversão mútua. Deixe ele explorar e cheirar os lugares, e não se esqueça de fortalecer a autoestima dele, certo? Ah, não se esqueça de levar água e petiscos. Oferecer um atrativo durante o passeio pode deixar ele mais confortável.
Uma dica é evitar locais com muitos estímulos, principalmente se você tem um cachorro agitado, muita informação pode deixar ainda mais aflito. Organize uma rotina de exercícios ideal para o seu amigo de quatro patas e garanta que ele tenha uma vida feliz e saudável. Fique sempre atento às suas necessidades e não esqueça o saquinho, combinado?
