Uso Racional de Medicamentos: Veja alerta sobre consequências da automedicação

Data:

Compartilhar

Nesta sexta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, uma data que busca conscientizar as pessoas sobre a importância de utilizar os medicamentos de forma adequada e responsável, evitando a automedicação.

Dados da última Pesquisa de Automedicação do ICTQ (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico), divulgada em 2022, revelam que 89% dos brasileiros usam medicamentos sem orientação médica.

O número é preocupante já que a prática, segundo o farmacêutico e coordenador da Assistência Farmacêutica do HRMS, Rodrigo Novais, traz consequências graves como intoxicação e resistência aos remédios.

“Um problema comum é o uso excessivo de antibióticos que muitas pessoas usam para tratar sintomas simples, como dores de cabeça e resfriados. O uso indevido de antibióticos é uma das principais causas da resistência bacteriana, o que pode tornar as infecções mais difíceis de tratar”, alertou.

Rodrigo Novais ressalta, ainda, que a automedicação pode mascarar sintomas de doenças mais graves, dificultando o diagnóstico e o tratamento adequado. “Por isso, é importante sempre buscar a orientação de um profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento”, completou.

Farmacêutico Rodrigo Novais
Médico Alexandre Frizzo

Prática comum nos tempos antigos, o levantamento no ICTQ revela que a automedicação ‘não ficou no passado’. O médico socorrista e diretor clínico do HRMS, Dr Alexandre Frizzo, ressalta que ‘as orientações que se tinham no passado não servem e nem devem ser adaptadas ao momento atual’.

“Os efeitos negativos de uma medicação nem sempre estão ligados a uma fatalidade, mas um descuido de quem usa tanto na quantidade quando no tempo de uso dessa medicação. Toda a automedicação é preocupante, devemos estar bem informados para fazer uso de medicamentos, sempre procurar orientação médica”, concluiu.

Para evitar problemas causados pela automedicação é importante estar atento à prescrição médica, dose e tempo de uso corretos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos relacionados

Governo investe R$ 18,1 milhões na nova Policlínica Cone Sul em Dourados

Com investimento de R$ 18,1 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou oficialmente nesta segunda-feira (27)...

MS poderá ter campanha educativa sobre depressão infantil

Cartazes com informações sobre depressão infantil e como procurar ajuda poderão ser afixados em locais públicos e privados...

“Pão da morte”: idoso de 62 anos envenena enteado com chumbinho e é preso

Um crime chocante abalou os moradores de Bataguassu neste domingo (26). Um idoso de 62 anos foi preso...

População da região sul de Campo Grande vai ganhar nova Escola de Tempo Integral

A população da região sul de Campo Grande será beneficiada com a construção de uma nova Escola de...